Home Notícias Eventos SINTEST/RN realiza II Encontro de Aposentados e Pensionistas da UFRN e UFERSA
SINTEST/RN realiza II Encontro de Aposentados e Pensionistas da UFRN e UFERSA PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor
Escrito por Cecília Oliveira
Dom, 18 de Abril de 2010 05:04

Em clima de muita descontração aposentados e pensionistas se reuniram no dia 16 de abril (sexta-feira) para o II Encontro de Aposentados e Pensionistas da UFRN e UFERSA no auditório da reitoria que ficou lotado. O evento promovido pelo SINTEST/RN foi organizado pela Coordenação de Aposentados e Pensionistas, através das diretoras Jane Suely e Mônica Estevam.

Antes do início das atividades os participantes puderam se deliciar com um café da manhã bastante saudável, repleto de frutas, oferecido pelo sindicato no pátio da reitoria. Após o café, todos foram convidados a entrar no auditório para a abertura oficial do encontro.

Para a abertura foram convidados para formar a mesa: o coordenador geral Sandro Pimentel, Mirian Dantas, diretora do DAP, Fátima Caldas, Presidente do Sindprevs e as duas coordenadoras de aposentados e pensionistas.

Dando início à programação, a psicóloga do HUOL, Márcia Toscano palestrou sobre a questão da auto-estima na terceira idade, sobre preconceito e depressão. Em um dos exercícios, a psicóloga comparou o idoso com uma nota que foi amassada, rasgada e pisada, e mesmo assim, continuava com o seu valor, mostrando que independente do que a vida possa fazer com ele, é preciso erguer a cabeça e não se deixar vencer.

Em seguida, Geraldo Pimentel falou sobre postura corporal fazendo com que os participantes levantassem das poltronas para fazer exercícios de alongamento com bastante descontração. O palestrante apresentou técnicas para dormir, sentar e levantar da cama sem prejudicar as articulações do corpo que causam dores.

Encerrando a manhã de atividades houve uma apresentação musical da banda instrumental da Escola de Música da UFRN. Em seguida, os aposentados e pensionistas se deslocaram para o Villa Mangiare para o almoço também oferecido pelo sindicato.

Após o almoço, Sandro Pimentel deu prosseguimento à programação. Após a abertura realizada pela coordenadora Mônica,  Sandro iniciou sua palestra fazendo um resgate histórico da reforma da previdência realizada em 2003 pelo governo Lula que aumentou a idade mínima para aposentadoria e implantou a contribuição previdenciária para aposentados. Além disso, fez esclarecimentos sobre os projetos de lei que tramitam no congresso nacional e que são maléficos aos aposentados. Sandro reforçou a importância dos aposentados permanecerem na luta cotidiana.

Em seguida o Dr. Carlos Alberto, assessor jurídico do SINTEST/RN, falou sobre assuntos jurídicos, fazendo uma síntese de todas as ações que estão tramitando, tanto relacionadas aos servidores da UFRN quanto os da UFERSA. O encontro se encerrou por volta das 17h, mas antes, as duas coordenadoras de aposentados e pensionistas (Jane e Mônica) formaram grupos de danças, práticas de artesanatos, contadores de história etc.

O próximo encontro já está marcado para o dia 18 de junho e será na cidade de Santa Cruz. Os interessados em participar, devem procurar o sindicato, por telefone ou pessoalmente a se inscrever no período de 10 a 31 de maio.

Este site usa tecnologia Joomla